BLOG GHELMAN

Nosso Logotipo

A História do Nosso Logotipo

O logotipo do Instituto é uma versão celta da “Árvore da Vida”, que foi esculpida em pedra na Ilha de Iona, na Escócia, no século V d.C.

Entre 1997 e 1999, Dr Ricardo Ghelman, teve contato com este alto relevo em pedra durante o Seminário de dois anos no Reino Unido, em um curso de Goethean Science para artistas e cientistas, que permitiu uma mudança no olhar sobre a natureza, sobre o corpo humano, sobre as pessoas e sobre as cidades. Este curso teórico-prático de Fenomenologia de Goethe promoveu uma percepção mais viva, dinâmica que permitiu captar melhor a singularidade de cada paciente, de cada planta medicinal, de cada paisagem. Esta metodologia que vem sendo praticada e ensinada por Ghelman nestes 25 anos, previne o excesso de diagnósticos superficiais, rápidos e reducionistas da totalidade de qualquer fenômeno.

A árvore celta esculpida em pedra na primeira cruz cristã do século V na Ilha de Iona, representa a complexidade ordenada, em seu equilíbrio entre a simetria bilateral e a assimetria espiralada. Como um todo é uma árvore simétrica, como o sistema nervoso, no entanto seus galhos formam quatro espirais, cada uma contendo 3 círculos concêntricos que se conectam com outra espiral, entrelaçando desta forma todos as partes do corpo como o sistema digestório, circulatório e neurovegetativo. Enfim, a complexidade ordenada da Vida.

Como o Instituto e a Medicina Integrativa, a Árvore do Logotipo , denota um símbolo de sincretismo, de pluralidade e de equilíbrio entre o velho e novo, entre a medicina moderna racional, cartesiana e superespecializada com a medicina tradicional, ancestral e complementar, que está sendo resgatada pela ciência moderna.

Compartilhe

Open chat
Olá 👋,
como podemos te ajudar?