ENSINO

A Cozinha Integrativa no Instituto

A Cozinha integrativa reúne psicanalistas no programa Cozinha como Experiência para atendimentos de crianças e adultos.

Cozinha como experiência

O projeto COZINHA COMO EXPERIÊNCIA nasceu da vivência pessoal de três psicanalistas com a cozinha e a arte de cozinhar. Ele é resultado da união entre o conhecimento em psicanálise e o interesse pelo universo culinário.

A proposta consiste no uso da culinária como uma ferramenta de mediação das relações humanas.

Atualmente, ele é um laboratório que desenvolve, articula e co-cria experiências, oficinas, encontros e outras iniciativas de imersão que envolvem psicanálise, alimentação e culinária.

Acredita-se que comer é um dos atos mais específicos da vida de cada pessoa e, como tal, reflete muito da relação de cada um com o mundo. Através da alimentação, é possível conhecer a história e a identidade de um povo, a cultura de um lugar, a história de uma família e memórias afetivas pessoais. Os alimentos, suas origens, histórias e preparos, contam histórias e refletem pensamentos e emoções. Falar sobre comida e sobre o ato de cozinhar é uma maneira de falar sobre nós mesmos.

O ato de cozinhar e de alimentar-se é uma ação não apenas nutritiva do ponto de vista fisiológico, mas também uma maneira de alimentar a subjetividade com afetos, lembranças e histórias.

O Cozinha como Experiência desenvolve oficinas e vivências diversas nas quais estar ao redor da mesa, cozinhar e comer juntos traduzem um olhar atencioso para as relações humanas em sua dimensão subjetiva.

Coordenadoras

Arielle Natalício Garrido

Herdou dos avós, imigrantes italianos, a paixão pela cozinha. Graduou-se em Psicologia pela PUC-SP com aprimoramento em Clínica e formou-se Psicanalista pelo Instituto SEDES Sapientiae. Desde então atende crianças, adolescentes e adultos como psicanalista em consultório particular. É membro co-fundadora da Rede GESTO Psicanálise. Foi Coordenadora do Serviço de Psicologia do Núcleo de Prática Jurídica da PUC-SP e também Psicóloga na equipe de cirurgia bariátrica do Instituto Garrido. Foi a escuta de grupos de pacientes operados que lhe possibilitou unir-se à equipe do projeto.

Kika Melhem

Psicanalista de formação, cozinheira por paixão. Formada em Psicologia pela PUC/SP, com mestrado em Psicopatologia Clínica pela Universidade Ramónn Llull da Catalunha - Espanha. Por 5 anos atuou em Barcelona como psicanalista clínica; lá, aprimorou a sua arte de cozinhar com um curso de gastronomia; desenvolveu sua metodologia para aulas de culinária trabalhando no Centro de Cultura e Lazer da Prefeitura de Barcelona. Aprimorou sua formação em Psicanálise no Instituto Sedes Sapientae, onde atualmente é membra do departamento. Além do projeto, hoje coordena o ambulatório AGE de atenção à população LGBTQIA+ (no Instituto de Psicologia da USP ) e atende como analista clínica em seu consultório particular.

Mariana David

Psicanalista Clínica, Acompanhante Terapêutica e Cozinheira - por tradição familiar. Em formação desde os 6 anos de idade. Formada em Psicologia pela PUC/SP, com Especialização em Psicologia Clínica pelo Programa de Aprimoramento Profissional da Secretaria de Saúde no IAMSP. Trabalhou na APAE como Oficineira de Culinária, ocasião em que pôde experimentar o potencial do terapêutico de uma cozinha e desenvolver métodos de trabalho a este respeito. Além do projeto, atende como analista clínica em seu consultório particular e aprimora sua formação em Psicanálise no Instituto Sedes Sapientae.

Programação 2024

Compartilhe

Open chat
Olá 👋,
como podemos te ajudar?