Eixos
Publicações


Instituto da Criança implanta projeto de Pediatria Integrativa

O Instituto da Criança do HCFMUSP (ICr) deu início a um projeto inovador baseado e implantação da Oncologia Integrativa no ITACI – Instituto de Tratamento do Câncer Infantil. O projeto foi apresentado neste mês de novembro pelo professor Vicente Odone Neto, diretor do ITACI, e pelo dr. Ricardo Ghelman, especialista em Medicina Integrativa, durante o 20º Fórum da Academia Brasileira de Pediatria.

Durante a mesa redonda presidida pela professora Magda M.S. Carneiro Sampaio, diretora do ICr, Sheila Knupp Feitosa de Oliveira, professora da UFRJ, também falou sobre “O conceito da medicina integrativa em Pediatria. A profa. Magda lembrou que é a primeira vez que o tema foi tratado no âmbito da Academia Brasileira de Pediatria.

A arte-terapeuta Anna Dulce Sampaio abordou o tema Musicoterapia: uma abordagem particularmente eficaz para pacientes pediátricos. Depois, a artista fez uma apresentação do trabalho que realiza com crianças, interagindo com os médicos presentes na plateia. 

A implantação do projeto de Pediatria Integrativa será uma grande oportunidade de aplicação, em ambiente acadêmico e no âmbito da alta complexidade e dos cuidados paliativos, dos recursos da Medicina Antroposófica e da Antroposofia aplicada à Saúde, da Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura, Práticas Corporais, Homeopatia, Plantas Medicinais e Fitoterapia, Termalismo, Medicina Ayurvedica, Arteterapia, Musicoterapia, Meditação, Reiki, Terapia assistida por animais, entre outros tantos recursos disponíveis válidos para a melhoria da qualidade de vida de pacientes com doenças graves.

Trata-se de um projeto colaborativo com a Universidade Charité de Berlin e o foco inicial serão os cuidados de Enfermagem Integrativa, utilizando muitos recursos da Enfermagem Antroposófica, entre outras possibilidades.

Facebook Twitter Google+ Addthis
RUA ALVILÂNDIA, 345 ALTO DE PINHEIROS - SP | CEP 05449-070 | TEL. (11) 3812-6799 OU 3021-1323 | SECRETARIA@INSTITUTOGHELMAN.COM