Eixos
Termografia

TERMOGRAFIA

O que é Termografia e como é usada na medicina?

A Termografia Clínica, também conhecida por termometria cutânea infravermelha é um método diagnóstico por imagem, que capta, registra e analisa o calor irradiado pela superfície do corpo (pele). 
Diversas disfunções e estados patológicos cursam com alterações na produção de calor e consequentemente na sua irradiação pela pele, permitindo dessa forma, a avaliação de estruturas internas.
O profundo conhecimento de anatomia, fisiologia, patologia e semiologia, associado ao domínio da técnica, agregam muitas informações relevantes ao paciente. 

Termografia substitui exames de imagem ?

A termografia é um exame funcional (avalia atividade metabólica), não substitui exames de imagem, como Raio X, Tomografia, Ressonância Magnética, Mamografia. A associação entre exames de imagem e a termografia podem trazer maiores subsidios ao diagnostico e por isso benefícios à saúde do paciente.

Contra Indicações?

Não há contra indicações. A termografia é um exame seguro, não invasivo, não radioativo, isento de contato, indolor, rápido, pode ser feito em crianças, adultos, idosos e gestantes. O exame não faz mal à saúde.

Como é feito o exame?

O exame se inicia com o preparo. Deve-se ficar atento para realizar um bom preparo, pois como exame ultra sensível, qualquer erro ou neglígência nessa etapa pode interferir negativamente na interpretação do exame. A Termografia de Corpo Total tem duração em torno de 1h. São analisados todos os territórios neurovasculares do corpo. Da cabeça à planta dos pés. 

Termalização: Termalização é o tempo necessário para que a pele do paciente entre em equilíbrio térmico com a sala de exame. É uma etapa importante do exame e dura em torno de 15 minutos. Na clínica, a termalização se inicia na recepção, com o preenchimento da ficha clínica, prossegue no consultório médico e se completa na sala de exame. 

Indicações: 

A termografia é utilizada para avaliação geral do paciente. Através dos padrões térmicos que irradiam do corpo pela pele, conseguimos detectar disfunções orgânicas, processos inflamatórios agudos e crônicos, empregado no diagnóstico diferencial de dor, no registro de efeito de medicamentos, tratamentos e terapias diversos. É útil no diagnóstico de diversas disfunções e doenças em vários sistemas:

Avaliação térmica: Avaliação da temperatura central, Hipotermia e hipertermia, Febre em pacientes neutropênicos

Inflamações agudas: Atrite, Osteoartrite (artrose), Bursite, Tendinite, Epicondilite, Entesite, Herpes zoster, Infecção de Vias aéreas superiors, Amigdalite, Sinusite, Otite, Apendicite, Colecistite

Processos inflamatórios crônicos: Alergias diversas, Rinite

Alterações ortopédicas: Avaliação postural de escoliose, lordose, cifose, avaliação de tipos de pisada - neutro, pronado e supinada, deformidade dos joelhos: geno valgo e geno varo, Condromalácia, Disfunção miofascial, Espasmo muscular, Encurtamento muscular, Síndrome do túnel do carpo Ombro congelado, Discopatia, Hérnia de disco, Radiculopatia, Disfunção Têmporo Mandibular (DTM)

Estados dolorosos: Dor lombar, Síndrome de dor complexa regional (SDCR), Dor pélvica

Disturbios digestivos: Gastrite, Refluxo gastroesofágico, Sobrecarga hepatica, Disfunção intestinal, Disbiose

Alterações metabólicas: Disfunção tireoideana, Diabetes

Alterações neurologicas e neurovegetativas: Insônia, Identificação de neuropatias periféricas, Acidente Vascular Cerebral (AVC), avaliação geral do sistema neurovegetativo,

Alterações circulatórias: Avaliação de risco do pé diabetico, Obstrução de carótidas, Enxaqueca, Insuficiência venosa (varizes)

Ginecologia: Avaliação metabólica da mama (risco para Câncer de mama), Dominância Estrogênica

Pode ser usada como procedimento médico em especialidades médicas como:
Cirurgia plástica: Identificação de artérias perfurantes para cirurgias reparadoras
Cirurgia vascular: Avaliação da perfusão sanguínea, ajuda a definir indicação de amputação
Terapia Intensiva: Avaliação de febre, sepse, evolução de feridas
Medicina legal e do trabalho: utilizado em perícias judiciais, avaliação admissional e demissional, identificação de Lesões por Esforço Repetitivo (LER)

Acupuntura termoguiada: Identificação de pontos de acupuntura pela termografia. 

Link CRM com parecer sobre a Termografia:

http://www.portalmedico.org.br/pareceres/crmpr/pareceres/2008/1931_2008.htm

 

 

RUA ALVILÂNDIA, 345 ALTO DE PINHEIROS - SP | CEP 05449-070 | TEL. (11) 3812-6799 OU 3021-1323 | SECRETARIA@INSTITUTOGHELMAN.COM